Conheça os dados demográficos do público do seu site

 

 

Com mais de 50% da população conectada à internet, o Brasil é um dos países que mais se destaca no meio digital. Estamos cada vez comprando mais, consumindo mais e, o mais importante, criando mais conteúdo digital. Hoje, muita gente escreve para seus blogs, sites e suas próprias empresas na internet. Mais do que uma forma de ganhar dinheiro, trabalhar na internet torna-se uma opção de vida.

Sendo um empreendedor na internet, é bem provável que você acompanhe alguns dados no seu site como a quantidade de acessos, páginas mais visitadas, origens de tráfego, entre outros. Mas imagine, se além de descobrir quantas pessoas estão no seu site, você pudesse conhecer cada uma delas detalhadamente?

Dados Demográficos: o raio X da sua audiência

Diferente dos dados de “Analytics” do seu site, os dados demográficos mostram o raio X da sua audiência e permitem a você traçar exatamente o perfil dos visitantes do seu site, com informações como:

– Gênero
– Idade
– Nível de escolaridade
– Estado civil
– Classe social
– Interesses

Este último, por sinal, é uma informação importantíssima para que você possa, juntamente com a análise dos demais dados, continuar produzindo conteúdo de acordo com o que a sua audiência deseja consumir.

Mas como é possível obter os dados demográficos?

Como você deve estar imaginando, isso não é uma tarefa muito simples. À primeira vista, as redes sociais podem ser fontes de dados demográficos, mas nem tudo pode ser encontrado ali. A parte mais interessante dos dados demográficos pode ser obtida com base no acompanhamento de quais conteúdos os visitantes acessam na internet além do seu.

E é exatamente para organizar e apresentar toda esta informação que serve uma ferramenta como o NaveggAnalytics.

O que é o NaveggAnalytics?

O NaveggAnalytics é uma ferramenta que analisa o comportamento do visitante do seu site em toda a internet, assim mostra relatórios com o perfil completo do seu público em até 9 categorias, como gênero, idade, localização, conteúdos de interesse e até intenções de compra.

Quando você descobre quais são os assuntos favoritos do seu público e quais produtos eles tem interesse em comprar, fica mais fácil direcionar sua produção de conteúdo e segmentar a publicidade do seu site. Em tempos que, praticamente, todas as pessoas estão conectadas e todas as empresas querem vender online, fornecer esse nível de personalização pode ser a diferença entre uma venda bem sucedida e outra mal.

Dica: Deixe sua página mais rica e interessante mostrando apenas conteúdos que interessam ao visitante. Por exemplo: se você tem um site de notícias e sabe qual a localização do visitante, mostre apenas notícias relacionadas ao local em que ele se encontra. Assim, ele voltará mais vezes, gerando mais conversões. Ou ainda, se você tem uma loja virtual e recebe um visitante que já fez buscas sobre preço de geladeiras, ao invés de mostrar a vitrine padrão, personalize a vitrine de acordo com o interesse daquele usuário

Esse tipo de personalização, até pouco tempo atrás, só era possível através de complicadas integrações com redes sociais, ou se você tivesse acesso a muitas informações do seus usuário.

Relatórios do NaveggAnalytics

Com o NaveggAnalytics você pode criar relatórios específicos para até 5 sessões do seu site como: esportes, notícias, formulário de contato, entre outros e isso ajuda você a conhecer fatias específicas do seu público.

Isso garante que você tenha acesso a métricas fundamentais para o sucesso da sua empresa, podendo criar campanhas de marketing precisas e envolventes, focadas em aumentar, não apenas as conversões em forma de cliques, mas o engajamento dos seus clientes com a sua marca.

Além do mais, você pode tirar proveito desses relatórios para oferecer novas opções de parceria segmentada. Por exemplo, se você puder oferecer para a Consul todos os clientes que chegaram ao seu site buscando por geladeiras, é muito mais provável que ela queira pagar para você colocar um banner na sua loja virtual.

Benchmark

A ferramenta ainda possui o recurso Insights, onde você pode analisar seus concorrentes, entendendo a evolução de um determinado segmento de mercado na internet e comparar a sua audiência à de sites semelhantes ao seu. Esse recurso te dá a vantagem de estar sempre à frente da concorrência, buscando aprimorar seus serviços e produtos para reter cada vez mais clientes.

Imagine poder elaborar uma política de desconto ou de promoções, sabendo como o seu mercado está se comportando naquele momento. Ou então, aproveitar a sazonalidade para aumentar os preços e maximizar os lucros. Pela primeira vez, você terá controle e conhecimento, não apenas sobre o seu site, mas sobre todo o seu mercado. Sem dúvida alguma, uma das maiores vantagens competitivas que se pode ter.

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