O mundo está mudando rapidamente e o mercado de trabalho também. Novas profissões estão chegando, e algumas estão indo embora. Você está pronto para o futuro?
25 empregos do futuro: tendências que merecem sua atenção

Se você está começando sua vida profissional, provavelmente existem dezenas de indecisões fervendo em sua mente e você percebeu como os empregos tradicionais podem sofrer mudanças drásticas ao longo dos anos. Talvez você tenha dúvidas sobre ir à faculdade ou investir em uma carreira diferente que lhe traga prazer.
Ou talvez você já tenha uma carreira, mas quer saber sobre as mudanças no mercado de trabalho.
Essa é uma dúvida comum e, inevitavelmente, deve ser considerada de acordo com o mercado de trabalho nos próximos anos.
Se este é o seu caso, hoje vamos falar sobre como as inovações podem afetar os empregos atuais e qual é o melhor caminho a seguir, levando em conta a nova onda tecnológica que está sobre nós.
Tecnologia e mercado de trabalho
Há alguns anos, havia muita conversa sobre novas tecnologias e como o mundo mudaria drasticamente em torno do ano 2020. Muitas previsões curiosas sobre como nossas vidas seriam afetadas por todas as mudanças que estavam por vir foram introduzidas. A realidade é que estamos vivendo uma revolução tecnológica que, até agora, só existia em histórias de ficção científica.
Enquanto a Geração X desejava estabilidade e aquisição de bens, os Millennials desejam experiência, que não está necessariamente conectada a possuir mais coisas.
Cada vez mais, as pessoas usam aplicativos de compartilhamento de apps.
Cada vez mais, as pessoas escolhem alugar um apartamento em vez de comprar um.
A lógica do mercado de trabalho estará sempre alinhada à medida que a ciência inova, a tecnologia se desenvolve e surgem novas demandas no mundo.
É por isso que há muita conversa sobre empresas de inovação, e o que elas fazem é realmente isso: elas se adaptam ao que o público quer.
Empresas como a Airbnb e a Uber não foram apenas um palpite de sorte.
E é com base nessa demanda no mercado que prevemos as profissões que estarão com alta demanda nos próximos anos!
25 empregos do futuro
Embora muitas carreiras simplesmente deixem de existir, outras serão criadas para atender a novas necessidades. Eles são:
1. Desenvolvedores de software: eles são, e ainda serão por muito tempo, profissionais valiosos no mercado. Eles fazem parte do grupo que cria novos sistemas para automatizar processos.
2. Especialistas em User / Customer Experience: existem diferentes variações para este profissional no mercado, como o Customer Success Analyst. O trabalho deste profissional é fornecer toda a assistência necessária para um cliente quando um determinado produto é comprado, ou um serviço é contratado. É cada vez mais comum encontrar esses profissionais em empresas de comércio eletrônico e outras plataformas que prestam muita atenção aos resultados do cliente e à experiência positiva.
3. Criadores: esses profissionais já são populares e continuarão assim nos próximos anos. Essas são as pessoas que criam conteúdo online – elas também são conhecidas como influenciadores digitais .
4. Assessor de Criadores: existem muitas agências e profissionais que cuidam das carreiras de influenciadores digitais, e a tendência é que cada vez mais sejam necessários à medida que surgem novos criadores.
5. Professor on-line: o ensino a distância tende a se expandir nos próximos anos, e os professores começaram a perceber o potencial da sala de aula on – line , o que permite que eles alcancem mais alunos. Este é um trunfo para os profissionais que querem expandir seus negócios na disseminação de conhecimento. O mercado de cursos online é cada vez mais especializado e disseminado.
6. Coaching: um coach é um profissional que ajuda outras pessoas a avançar em diferentes áreas de suas vidas, mas especialmente em suas carreiras profissionais.
7. Treinamento em atividade física: agora que as mídias sociais exercem cada vez mais influência sobre a imagem corporal, a demanda por pessoas que querem se exercitar diariamente continuará a aumentar.
8. Profissional de marketing digital: embora seja uma profissão antiga, esse profissional ganhou muito espaço no mundo on-line, o que levou a especialização nessa carreira voltada para a Internet.
9. Analista de big data: este é um profissional que analisa todas as informações de um sistema on-line e pode influenciar o curso de um negócio ou empresa.
10. Gestor da comunidade: este profissional é responsável por lidar com clientes e comunidades em torno de uma empresa, coletando opiniões para melhorar os negócios e a posição da empresa com essas pessoas. Algumas empresas já têm pessoas nessa posição, que certamente se expandirão nos próximos anos.
11. Engenheiro ambiental: o meio ambiente vem sofrendo mudanças drásticas, e essa profissão será essencial entre os empregos do futuro.
12. Engenheiro Hospitalar: a tecnologia nos hospitais também evoluiu e novas máquinas são desenvolvidas para novos tratamentos, cirurgias e o dia a dia dos profissionais de saúde. É por isso que os engenheiros hospitalares estão definitivamente entre os empregos do futuro.
13. Segurança da informação: este será o profissional que garante que todas as informações digitais de uma determinada empresa não sejam adulteradas ou hackeadas.
14. Gerente de resíduos: a produção de resíduos aumentou consideravelmente, especialmente os sólidos, o que levou à necessidade de administrar esse assunto.
15. Arquiteto e Engenheiro 3D: no setor de engenharia, arquitetura e urbanismo, será possível projetar espaços em 3D, e é por isso que os profissionais devem se especializar nessa área para proporcionar uma experiência mais realista aos seus clientes.
16. Desenvolvedor Wearables: os wearables são óculos, lentes, relógios e outros dispositivos com algum tipo de tecnologia que facilita a vida das pessoas. E os profissionais que podem desenvolver esses dispositivos estarão em alta demanda nos próximos anos.
17. Consultor de imagem : semelhante aos treinadores de atividade física, um consultor de imagem fornece às pessoas os melhores conselhos sobre como ter uma boa aparência. E não apenas em suas vidas pessoais, mas também profissionais, de cortes de cabelo a roupas.
18. Gerente de inovação: por mais que pareça um termo genérico, já é possível encontrar empresas com essa oferta de emprego. Este profissional será responsável por repensar as estratégias de uma empresa, seja no seu core business ou em alguma área específica, de forma a melhorar o seu modelo de negócio.
19. Geneticista: esta já é uma profissão atual que ganhará mais espaço nos próximos anos. Entre as muitas tarefas de um geneticista, está a possibilidade de identificar doenças que uma pessoa possa desenvolver no futuro e agir sobre ela antes mesmo que os sintomas apareçam.
20. Gerente de Talentos: gerenciar talentos vai um pouco além do que os Recursos Humanos fazem hoje em dia. É necessário identificar e atuar de forma mais assertiva sobre os pontos fortes e fracos das pessoas, para permitir que elas se tornem melhores profissionais em suas carreiras.
21. Representante de vendas interno: o cliente tem agora muito mais opções, e é por isso que as empresas, especialmente aquelas no mercado B2B, têm representantes que abordarão o cliente apenas quando demonstrarem interesse no produto. Isso significa que as vendas serão cada vez mais personalizadas e assertivas, dependendo da perspectiva.
22. Especialista em comércio eletrônico: o comércio eletrônico já é um modelo de negócios muito comum na vida das pessoas. No entanto, com tantas lojas virtuais competindo on-line, o destaque será necessário para atrair clientes.
23. Profissional de saúde mental: profissões que lidam com questões da mente (terapeutas e psiquiatras, por exemplo) ainda estarão em alta demanda. A explicação é bastante simples: ainda é muito improvável que as máquinas substituam o atendimento personalizado que esses profissionais têm para com seus pacientes.
24. Especialista em energia renovável ou alternativa: a preocupação com o meio ambiente continua crescendo e não cessará nos próximos anos. Pelo contrário! A tendência é que será cada vez mais necessário pensar em recursos alternativos que não afetarão nosso meio ambiente. É por isso que esse tipo de profissional é extremamente importante em nosso futuro.
25. Gerente financeiro: este profissional é e será por muitos anos indispensável para que pequenas e grandes empresas possam administrar seu dinheiro e manter suas finanças no preto. Por mais que haja inteligência virtual que possa fazer melhor matemática do que os humanos, essa posição também vem com a responsabilidade de tomar decisões que os computadores ainda não são capazes de fazer.
O maior insight para os próximos anos é pensar em carreiras que lidam com criatividade e relacionamento.
Isso ocorre porque essas são funções que a inteligência artificial não pode reproduzir bem com precisão.
Nesta lista, encontramos vendedores, designers e criadores de conteúdo, também conhecidos como influenciadores digitais.
Esses últimos são profissionais que começaram a explorar a oportunidade que novos canais têm a oferecer, como o YouTube, e descobriram uma maneira de lucrar com a produção de novos conteúdos. O mesmo acontece com blogueiros e produtores digitais, que transmitem conhecimento e debate sobre novos temas que são relevantes para um público determinado.
Esta profissão fará cada vez mais sentido, especialmente pensando na Geração Y e Millennials, que não estão acostumados a ver televisão como nossos pais e avós ainda fazem. Se antes era necessário aguardar o momento em que a novela ou as notícias estariam ativas, hoje o usuário determina o que e quando deseja assistir.
A maneira como compartilhamos conhecimento também está evoluindo. Mais e mais professores, especialistas e instituições de ensino aparecem apostando na internet para ensinar longa distância. A vantagem desse modelo é a possibilidade de um grande número de pessoas serem afetadas por esse conteúdo, independentemente do dia e da hora.
Para um futuro não tão distante, pode-se prever classes usando fones de realidade virtual, que simulam a presença de um instrutor ou a prática de conteúdo previamente aprendido. Você já imaginou uma simulação, quase real, de uma aula de ciências em um laboratório? Michael Bodekar fala, em sua palestra no TEDx, sobre como a realidade virtual irá revolucionar o ensino de ciências, como você pode conferir no vídeo abaixo:
Recentemente, um veterano da Segunda Guerra Mundial voltou para a cidade que ele libertou dos nazistas através de óculos de realidade virtual. Reuniões com parentes distantes, reuniões de negócios, comunicação com pessoas de todo o mundo; cada comunicação pode ser redefinida usando apenas um gadget.
Os tratamentos médicos já utilizam esse tipo de equipamento para reabilitar pessoas que perderam o movimento dos membros, para orientação autista, reabilitação de lesões cerebrais traumáticas e outras doenças. Você já imaginou toda a evolução que este gadget poderia trazer para a medicina?
Profissões que podem se tornar obsoletas
À medida que avançamos em termos de tecnologia, os processos na sociedade tendem a se tornar mais inteligentes e automatizados. Sendo assim, é possível prever que quanto mais operacional é uma posição, mais ela tende a desaparecer com o passar dos anos.
Um exemplo é os caixas de supermercado.
Recentemente, a Amazon lançou o Amazon Go , que nada mais é do que um supermercado sem caixas. O cliente efetua login em uma conta da Amazon quando acessa a loja e um kart virtual é criado. Quando ele sair, ele será cobrado na mesma conta com a qual ele fez o check in. Se você achou isso impressionante, assista ao vídeo apresentando a nova tecnologia:
Da mesma forma, as operadoras de telemarketing estão sendo substituídas pelo atendimento automático ao cliente, assim como pelos caixas eletrônicos, uma vez que tudo é feito através de telefones celulares ou caixas eletrônicos.
Substituir o trabalho humano por máquinas nos processos operacionais diminui o custo da empresa e é a razão pela qual a tendência é que mesmo as grandes corporações tradicionais se adaptem ao novo modelo. Aprendemos com a Kodakque as empresas que não se atualizam são engolidas por aqueles que adotam alegremente inovações, mesmo que sejam mais recentes no mercado.
Como se adaptar à mudança
Mesmo que alguns profissionais fiquem apreensivos ao ler que suas carreiras podem chegar ao fim, é necessário ressaltar que muitos deles só passarão por um processo evolutivo.
Um eletricista, por exemplo, terá que se especializar na instalação de dispositivos automáticos para casas e escritórios inteligentes.
No entanto, é necessário se preparar não apenas para a nova dinâmica que algumas empresas vêm assumindo, mas também para adotar novas especializações que o novo mercado de trabalho exigirá.
Preste atenção ao mundo ao seu redor e tente perceber como você pode contribuir para a resolução de demandas ou problemas.
E, claro, estudar muito. Buscar diferentes fontes de conhecimento, independentemente de sua posição no mercado de trabalho.
Um importante ponto de atenção
Falar de carreiras do futuro significa prever o que será demandado e, provavelmente, terá ganhos financeiros satisfatórios em alguns anos. Mas o conceito de sucesso também está passando por mudanças. Os jovens que chegam ao mercado de trabalho buscam ambientes aconchegantes e descontraídos, com um propósito alinhado com seus objetivos futuros. Em outras palavras, as premissas de trabalhar com o que te faz feliz devem fazer cada vez mais sentido.
Esse é um aspecto bem conhecido em jovens profissionais que buscam realizações profissionais, não apenas financeiramente. Escrevemos um post sobre isso e, se você está prestes a tomar decisões importantes em sua vida profissional, recomendamos que você o leia, basta clicar aqui .
Esperamos que você tenha gostado da nossa postagem. Deixe-nos saber o que você acha que serão os melhores trabalhos do futuro na seção de comentários abaixo!
* Este post foi escrito em janeiro de 2017 e atualizado em janeiro de 2018 para conter informações mais precisas e completas.